quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Veja erros mais comuns nas instalações elétricas

As instalações elétricas se modernizam a cada dia. A infinidade de produtos eletroeletrônicos exige diversos pontos de tomada na cozinha, na sala de estar, no quarto do casal e também dos filhos. O material deve ser de qualidade, caso contrário maior serão os reparos e o custo de manutenção. Hoje, o eletricista cobra, por dia, entre R$ 100 e R$ 200. Portanto, na hora da instalação faça um prévio levantamento dos produtos, sua qualidade e acompanhe de perto a instalação.
Segundo especialistas, um dos principais erros é o uso de vários eletrodomésticos ligados no mesma tomada. Com o uso do “Benjamin”, o usuário é capaz de ligar diversos equipamentos com capacidade diferente. Isso é um risco tanto para os equipamentos como para a rede. Outro equivoco é passar em um mesmo conduíte fios de telefone e de energia. Quando atender as ligações, haverá ruído na conversa. Evite também o emaranhado de fios nos forros e nas paredes. Não é prudente e se torna um convite para choques e um risco para incêndios, dizem os técnicos. 
Outro erro é comprar a espessura de fio elétrico muito fino para comportar equipamentos pesados. Isto é facilmente observado quando o brilho das lâmpadas diminui ao ser ligado um chuveiro elétrico. O dimensionamento correto estabelece a carga necessária para a instalação de cada grupo de aparelhos, por exemplo, tomadas e pontos de luz, chuveiros, micro-ondas, ferro elétrico, máquina de lavar e microondas. 
De acordo com os técnicos, o engenheiro projeta quando será consumido por cada aparelho, e conseqüentemente a corrente total na ligação principal. Por isso, se escolhe a espessura correta do fio condutor que irá usado. No entanto, se o fio escolhido para a linha principal for muito fino,  isso irá acarretar mau funcionamento daqueles aparelhos, pois eles ficarão submetidos a uma voltagem inferior àquela para a qual foram projetados.
Os especialistas apontam que o chuveiro deve ter um circuito exclusivo. Esse é um dos erros mais encontrados, apontam técnicos do setor. Já que é um aparelho que exige circuito individual. Geralmente, colocam erroneamente, junto com torneiras elétricas. Também exigem circuitos exclusivos ar-condicionado e aparelhos com alta potência. As tomadas e as lâmpadas devem ter, cada uma, circuitos exclusivos.
Importante ressaltar que os materiais utilizados devem ser de qualidade, confeccionados dentro das determinações das normas técnicas. Se esta determinação não for seguida, de pouco adiantará o dimensionamento feito pelo projetista. Materiais de má qualidade afetam a segurança e o desempenho da instalação, por mais simples que seja.
Atenciosamente 
ANDRÉ RIBEIRO SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS
Reg. No Crea: 2009138840
21 9827-0165 vivo 
21 8923-6770 oi 
21 2601-9653

Nenhum comentário:

Postar um comentário