quarta-feira, 31 de julho de 2013

ESTALEIROS - RIO DE JANEIRO

Sites para cadastro de currículos  - Estaleiros


Rio de Janeiro:

  • Estaleiro Aliança
Travessa Braga, 2 - Barreto - 24110-200 - Niterói - RJ - Brasil
Telefone: (21) 2624-9300  
Fax: (21) 2624-9331   
e-mail: rh@estaleiroalianca.com.br

  • Estaleiro Estaleiro Brasfels/Grupo Fels Setal
Rod Rio Santos, s/n KM 83, Monsuaba , Angra dos Reis - RJ - CEP: 23905-000 - Brasil
Telefone: (24) 3361-6000
e-mail: rh.curriculo@kfelsbrasil.com.br

  • Estaleiro Camorim
Av. Venezuela, 3 - Grupo 1408/13 - Saúde - CEP: 20.081-310 - Rio de Janeiro - R.J. - Brasil
Telefone: (21) 2107-3554  
Fax: (21) 2233-3479
e-mail: camorim@camorim.com.br

  • Estaleiro Cassinú
Rua Cruzeiro do Sul, 454 - Gradim - São Gonçalo - Rio de Janeiro, CEP: 24430-620 - Brasil
Telefone: (21) 2606-9043
e-mail: estaleirocassinu@estaleirocassinu.com.br

  • Estaleiro Enavi & Renave
Av Governador Roberto Silveira, 674 - Barreto, Niterói / RJ - CEP: 24110-206
Telefone: (21) 2199-8044 / 76 / 61
Fax: (21) 2624 - 1662 / 2628 - 7855
e-mail: renave@enavi.com.br

  • Estaleiro Mac Laren
​Rua Barão do Amazonas, 01 a 29 - Ponta da Areia - Niteroi - RJ - Brasil
Telefone (21) 2621-3374
e-mail: 

  • Estaleiro Mauá
Rua Dr. Paulo Frumêncio, 28 - Ponta D'Areia - Niteroi - RJ - Brasil - 24040-290
Tel (21) 2613-9999
e-mail

  • Estaleiro Rio Nave
​Rua Carlos Seidl, 714 - parte. Caju - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefones: (21) 3860-3403 / (21) 3860-8261
e-mail: contato@estaleirorionave.com.br

  • Estaleiro SRD
​Av. Almirante Noronha, s/n Cep 23905-000 Jacuecanga - Angra dos Reis - Brasil
Telefones: (24) 3361-6960 / (24) 3361-6950 
e-mail: srd@srd.ind.br
site: www.srd.ind.br 

  • Estaleiro Sermetal
​Rua General Gurjão, 02 - Caju - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 20931-100
Telefone: (21) 2585-9400
e-mail: sermetal@sermetal.net

  • Estaleiro Atlântico Sul
Av. Rio Branco, 53/4º andar – Centro - Rio de Janeiro – RJ – Brasil - CEP 20090-004
Fone: 55 21 2276-2300
Fax: 55 21 2276-2327
e-mail:

André Ribeiro

terça-feira, 30 de julho de 2013

Saiba as Vantagens e Desvantagens de se Trabalhar Embarcado.


O Post de hoje vem para esclarecer vocês leitores, sobre os dois lados da Balança em se trabalhar embarcado: VANTAGENS E DESVANTAGENS. Muitos acham que é bom por causa do dinheiro, salário maior e etc, mas não é só isso que a vida offshore trás de bom além do que também tem suas desvantagens, que também estarei trazendo para vocês hoje. Para que, no dia que vocês forem trabalhar embarcado (para aqueles que desejam), saberem lidar com isso.

VANTAGENS
Nas próximas linhas estarei enumerando algumas vantagens que têm ao trabalhar embarcado. Algumas vocês já conhecem, e outras talvez não saibam ou não pararam para pensar.

1º BONS SALÁRIOS.
2º DIA DE FOLGA
3º SENSO DE PRAZO e LIÇÕES APRENDIDAS
4º TEMPO DE REFLEXÃO
5º STATUS

DESVANTAGENS
Quem disse que trabalhar embarcado é um mar de rosas? Existem sim lados negativos, e que para algumas pessoas nem sempre compensa, mesmo ganhando-se bem. Segue abaixo algumas dessas desvantagens.

1º CONFINAMENTO
2º ENJÔO E MAL ESTAR
3º TRABALHO PUXADO
4º AMBIENTE HOSTIL
5º TRABALHO ARRISCADO

CONCLUSÃO

O Objetivo desta postagem não é dizer que se você trabalhar embarcado será rico, ou muito menos colocar medo em vocês. Mas sim esclarecê-los sobre o que vocês verão pela frente e quais são os riscos do ofício, pois geralmente as pessoas vão muito pelas vantagens mas esquecem das desvantagens, fazendo perder tempo e dinheiro preciosos. Não se iludam pelo dinheiro nem fiquem com medo dos riscos, pois riscos tem em todo lugar. É uma profissão diferente de tudo que se tem por aí e bastante desafiadora, por isso é tão interessante. Desejo sucesso a todos, espero ter ajudado! Deus abençoe cada um.

Para saber cada detalhes das Vantagens e Desvantagens acesse o link abaixo.


André Ribeiro

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Baixe vários vídeos do YouTube

Freemake Video Converter baixa e faz a conversão de vários vídeos para diferentes formatos, como iPhone e DVD

Quem gosta de baixar e converter vídeos do YouTube pode otimizar o download de vários itens. Use o software Freemake Video Converter. Copie o endereço do vídeo para a área de transferência e cole a URL no programa. Repita o processo para quantos vídeos você quiser. Depois de colar os itens, use um dos botões na parte inferior da janela para definir o formato de saída, que pode ser, por exemplo, para iPhone ou para DVD. Com isso, o Freemake baixa e converte tudo. Além do YouTube, o programa faz download de vídeos do Facebook, DailyMotion, MetaCafe, entre outros sites.

Link para downloads http://www.freemake.com/br/free_video_converter/

André Ribeiro

Sem chatos no Facebook

Veja como proceder para se livrar de pessoas inconvenientes na rede social mais popular

Alguém está sendo inconveniente na rede social? 
Clique no ícone do cadeado no canto superior direito da página e escolha Como Faço Para Impedir Alguém de Me Incomodar. Digite o nome ou o e-mail da pessoa e clique em Bloquear. Localize o nome da lista de sugestões seguinte, clique em Bloquear outra vez ao lado do nome da pessoa indesejada e, depois, faça uma nova confirmação. Feito isso, ela não poderá ver suas atualizações nem fazer marcações, convidar para eventos ou grupos ou conversar. Outra opção é abrir o perfil da pessoa,clicar na seta ao lado de Mensagem e escolher Denunciar/Bloquear. É possível ocultar, excluir, bloquear ou denunciar o contato. Para desfazer um bloqueio, visite Configurações de Privacidade > Bloqueio Bloquear Usuários e reverta a escolha.

André Ribeiro.

A Google lança nova versão do Android 4.3

Em evento realizado nesta quarta-feira (24), o Google confirmou o Android 4.3 como a nova versão do sistema operacional móvel da empresa. 
O Android 4.3 manterá o nome de Jelly Bean e virá embarcado na nova versão do tablet Nexus 7, também confirmada hoje pelo Google após a loja Best Buy iniciar a pré-venda do aparelho antecipadamente. 
Com esta nova atualização no Android, o Google aposta em uma nova configuração para múltiplos usuários, incluindo perfis restritos para crianças. 
Desta forma, será possível restringir o uso de determinado app por uma pessoa ou delimitar o nível que um usuário poderá chegar em um aplicativo. No exemplo apresentado pelo vice-presidente do Google para Android, Hugo Barra, seu filho possuía apenas uma quantidade limitada de níveis em um jogo. 
Outra novidade é a inclusão da função Bluetooth Smart (ou Bluetooth Low Energy), versão mais eficiente e que utiliza menos recursos da bateria do dispositivo. Além disso, o Google também anunciou o suporte para a API gráfica OpenGL ES 3.0, que promete sofisticar a qualidade das imagens em games. 
O sistema Android 4.3 também será liberado a partir de hoje para usuários dos dispositivos Nexus 4, Nexus 10, Nexus 7 primeira geração e o Galaxy Nexus. As edições Google Edition do HTC One e Galaxy S4 receberão a atualização em breve.

domingo, 21 de julho de 2013

Sites para cadastro de curriculos - Comperj


Endereços de empresas e consórcios
Links atualizados e direcionados para o cadastro/envio de currículos paras as oportunidades ou empregos disponíveis


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dicas sobre Alimentação!!

Pirâmide alimentar é redesenhada para melhorar a dieta dos brasileiros

Esquema gráfico que indica a proporção de cada tipo de alimento que deve ser ingerida diariamente, a pirâmide alimentar adotada no Brasil foi criada em 1999, pela pesquisadora Sonia Tucunduva Philippi, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). Agora, pela primeira vez, o instrumento de consulta passou por modificações para melhorar a qualidade da dieta dos brasileiros.
As proporções continuam as mesmas, assim como a disposição dos grupos de nutrientes na pirâmide. O que mudou foi a inclusão de alguns alimentos, como o arroz integral , as folhas verdes-escuras, peixes como salmão e sardinha e oleaginosas como castanha-do-pará. 
Excesso de peso
Já foi comprovado que uma alimentação saudável e a prática de exercício físico são fatores essenciais para a boa saúde. Mas será que a população brasileira está comendo de forma adequada? Dados da última Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que não. O excesso de peso em homens adultos saltou de 18,5% para 50,1% em poucos anos (de 2006 para 2010) — ou seja, metade deles está acima do peso. Em relação às mulheres, a proporção passou de 28,7% para 48% no mesmo período.
Segundo Mauro Fisberg, nutrólogo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a orientação para uma alimentação adequada é essencial para se combater a obesidade. "A pesquisa realizada pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, veio constatar tal fato, apontando que quase metade da população brasileira está acima do peso. Como consequência da má qualidade da dieta e do aumento do sedentarismo, há um maior risco de se desenvolver Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT's) como o diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares", aponta o especialista.
Para orientar a população sobre a importância de uma alimentação saudável na manutenção da boa saúde, a pesquisadora colaborou com o Ministério da Saúde no desenvolvimento do "Guia Alimentar Brasileiro", com os cálculos do número de porções, e valor energético médio de cada uma delas, para todos os grupos alimentares e para uma dieta de 2000 calorias (a pirâmide anterior continha 2.500 calorias).
O trabalho foi apresentado no  5º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI), realizado no mês passado, cujo tema central foi "Translação da Ciência para a Prática Nutricional".
"O redesenho e a inserção de novos alimentos foram necessários para melhor adaptação à dieta e aos hábitos culturais dos brasileiros. A refeição é um momento no qual se deve ter prazer. Então, as boas escolhas alimentares também devem levar esses fatores em consideração", declara Philippi.
Entenda o que mudou
  • Editora Metha/Sonia Tucunduva Philippi
Veja quais os alimentos incluídos em cada um dos grupos alimentares:

- Grupo do arroz pão, massa, batata, mandioca: destacou-se a presença do arroz integral, pão de forma integral, pão francês integral, farinha integral, biscoito integral, aveia e inclusão da quinoa e do cereal tipo matinal;
- Grupo das frutas: houve o realce maior para as frutas regionais como caju, goiaba, graviola e a inclusão dos sucos e salada de frutas;
- Grupo das verduras e legumes: foram incluídas as folhas verdes-escuras, repolho, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, couve flor, cenoura com folhas e a salada com diferentes vegetais;
- Grupo do leite, queijo e iogurte: maior visibilidade a todos os alimentos do grupo como fonte importante de riboflavina (B2) e principal fonte de cálcio na alimentação. Iogurte apresenta alto valor nutricional;
- Grupo das carnes e ovos: maior destaque para os peixes do tipo salmão e sardinha e regionais e para os cortes mais magros e grelhados, frango sem pele e ovos;
- Grupo dos feijões e oleaginosas: o feijão e a soja como preparação culinária, a lentilha e o grão de bico, e oleaginosas como castanha-do-Pará e castanha-de-caju;
- Grupo dos óleos e gorduras: houve destaque para o azeite;
- Grupo de açúcares e doces: colocou-se o chocolate e o açucareiro.

Distribuição

A alimentação deve ser composta por quatro a seis refeições diárias, distribuídas em três principais (café da manhã, almoço, jantar), com 15 a 35% das recomendações diárias de energia cada, e em até três lanches intermediários (manhã, tarde e noite), com 5 a 15% das recomendações diárias de energia.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

VAI CONSTRUIR! APRENDA CALCULAR OS CIRCUITOS ELÉTRICOS

É muito comum na época de uma construção ou reforma pensar em economia ou ate mesmo acreditar que esta exagerando na demanda considerada ou sugerida por um profissional. Neste momento temos que considerar o que temos de equipamentos elétricos e o que vamos acrescentar para ligar na rede elétrica. Procure dimensionar individualmente os circuitos elétricos exemplo, chuveiro, aquecedor, ar condicionado, tomadas de uso específicos (TUEs), tomadas de uso geral (TUG), implante a nova norma a NBR 14136 – Plugues e Tomadas para uso doméstico até 20A/ 250V em corrente alternada – Padronização, desenvolvida no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.  

As tomadas do novo Padrão Brasileiro foram projetadas para impedir o contato acidental com os pinos do plugue quando estes estão energizados, evitando-se, assim, eventuais choques elétricos.
Outro grande benefício da norma NBR 14136 é a padronização de plugues e tomadas em apenas duas versões de correntes: 10 A e 20 A.

Como cada uma delas possui uma configuração diferente no diâmetro dos pinos, fica impossível ocorrer sobrecarga* de energia.

Na prática, um aparelho eletroeletrônico com corrente de 20 A não pode ser conectado a uma tomada de 10 A, já que seu plugue é compatível apenas com tomadas de 20 A. Já um aparelho com corrente de até 10 A pode ser conectado tanto na tomada de 10 A quanto na de 20 A, pois não existe nenhum risco de sobrecarga nesse circuito.

Em conformidade com a norma ABNT NBR 14136 os plugues e tomadas. 

São com as seguintes medidas.
10 A orifício Ø 4  mm 
20 A orifício Ø 4,8 mm
 
E para os circuitos de iluminação, alarme e segurança. A margem de segurança de um cabo elétrico tem que ser considerado para que em alguma situação de sobrecarga e o cabo não sofra aquecimento, isso vale também para os disjuntores na hora da instalação, calcule o disjuntor nunca acima da corrente limite que suporta o cabo, exemplo se for ligar um circuito de chuveiro de 4500 Watts 220 Volts essa corrente será de 20,45 Ampères neste caso devemos usar um disjuntor de 25 Ampères, (20,45 +25% = 25).o acréscimo de 25% da a segurança de alguma variação no circuito queda de tensão, resistência em curto, já vi chuveiro com resistência em curto não é comum mas acontece, a resistência quando ligada sofre aquecimento e se funde com a própria temperatura eliminando almas aspirais e consequentemente aumentando a corrente.  Falando em chuveiro, só use o DR no circuito se a resistência for blindada.

Para os circuitos de tomadas de uso específicos(TUEs) use cabos acima de 4mm² e as tomadas deverão ser de 20 Ampères, quando for adquirir as tomadas e plugues novo padrão para 10 e 20 Ampères isso é para segurança dos circuitos o pino de 20 Ampères não entra na tomada de 10 Ampères e para as tomadas de uso geral (TUG) use cabos de 2,5mm², neste caso informe ao cliente que as tomadas são para 10 Ampères e não poderá ultrapassar essa corrente mesmo o cabo sendo de 2,5mm² que suporta 21 Ampères, neste caso a potencia poderá ser no Maximo até 1200 Watts por tomada.
 Para montagem dos quadros, coloque primeiramente no inicio do barramento os circuitos de correntes maiores, distribua por setores os ambientes do imóvel, distribuindo os circuitos de maneira que as cargas fiquem equilibradas, quando o circuito for bifásico ou trifásico.
 

O modelo de planta ilustra como distribuir os circuitos.



Não faça nada sem consultar o responsável técnico (CREA).
Para mais informação, favor entrar em contato.
Tel: (21)9827-0165

Dicas de Reciclagem!!

A importância de Reciclar!!

Por que reciclar?
A reciclagem de matérias é uma medida positiva no sentido de diminuir o impacto das ações humanas. Ao enviar materiais para a reciclagem estamos poluindo menos o meio ambiente. Outro aspecto positivo é que estamos ajudando muitos trabalhadores, principalmente de cooperativas, que trabalham com reciclagem.
A coleta seletiva do lixo
Fazer a reciclagem em casa é uma tarefa bem complicada, pois é necessário processos industriais para tal tarefa. Porém, podemos atuar fazendo a coleta seletiva do lixo. Devemos separar o lixo orgânico do reciclável. Este último deve ser encaminhado para empresas recicladoras ou deixado à disposição de pessoas ou empresas que retiram este material nas casas, indústrias, escolas e prédios.
Dicas de Reciclagem
- Primeiramente devemos fazer a coleta seletiva, ou seja, separar em casa três tipos de resíduos: lixo orgânico, lixo material não reciclável e lixo material reciclável (veja lista abaixo).
- O lixo reciclável deve ser limpo antes de separá-los para a reciclagem. Potes e embalagens sujas podem gerar odores desagradáveis, além de atrair insetos, ratos e outros animais. Portanto, lave aquele pote de iogurte antes de enviá-lo para a reciclagem.
- Existem alguns materiais que não são recicláveis, porém não devem ser descartados no lixo comum em função do alto grau de poluição e contaminação que geram no meio ambiente. Equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias de celular e lâmpadas, por exemplo, devem ser entregues em locais apropriados. Muitos estabelecimentos comerciais já recolhem estes produtos para encaminhá-los à empresas que fazem o descarte de forma apropriada, sem prejudicar o meio ambiente.
- Saiba que nem todo lixo não orgânico pode ser reciclado. Portanto, é importante conhecer quais resíduos materiais podem ir para o processo de reciclagem (veja relação abaixo).
- Materiais que você pode separar na coleta seletiva e encaminhar para a reciclagem: potes, garrafas e embalagens de plástico e vidro, papel sulfite, jornais, papelão, revistas, embalagens de metal, materiais de ferro, garrafas pet, sacos plásticos, canos de plástico ou metal, tecidos, couro, fios elétricos, pregos e parafusos.
- Materiais não recicláveis: papel carbono, papel celofane, etiquetas adesivas, fitas adesivas, fotografias, latas de tinta e verniz, esponjas de aço, embalagens metalizadas, espumas, cabo de panela, esponjas de limpeza, embalagens de produtos tóxicos, vidros temperados, espelhos, porcelana, cerâmica, vidros refratários, cristais e isopor.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Mapa do Site

Você pode adicionar uma marca que contenha o código de autenticação à seção da página da Web padrão. Um exemplo: Your SEO optimized title page contents

Mito ou verdade Aparelhos 220V são mais econômicos do que aparelhos 110V?

Amigos (a), isto é mais ou menos um mito, veja só o que achei para está explicação :

Uma grande quantidade de pessoas, algumas até com formação técnica e/ ou universitária, sai repetindo que os aparelhos 220V são mais econômicos do que os 110V.

Isso é uma ideia equivocada, proveniente da não compreensão de alguns conceitos elétricos. E pode levar a alguns consumidores a sair trocando seus aparelhos, gastando desnecessariamente um dinheiro que demorará muito a ser pago.

Daremos uma explicação para isso evitando entrar em detalhes físicos.

A primeira coisa que temos que ter em mente é nossa conta de luz é cobrada em Watts e não em Amperes (A) ou em tensão (V).

Mas então como é calculado o nosso consumo em Watts?
Simples, de uma maneira muito simplificada, multiplicando a tensão ("voltagem) pela corrente (amperagem):

110 V x 7 A = 770 W

Se o aparelho ficar ligado uma hora direto então ele terá consumido 0,77 kWh .

Uma coisa a se mencionar é que a corrente ("amperagem") no 220V é sempre a metade do 110V. Ou seja um aparelho de 220 V consumirá:

220 V X 3,5 A = 770 W

Ou seja os mesmos 0,77 kWh que seriam cobrados na conta caso o aparelho fosse 110V.

Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente ("amperagem") que utilizam.

Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.

Usar aparelhos 220V é o ideal caso estejamos construindo um novo imóvel pois poderemos economizar na fiação, devido ao menor diâmetro dela, ou então caso fosse necessário comprar um aparelho novo, de qualquer maneira. Nunca para substituir um 110V apenas por esse motivo.


Fonte: http://www.refrigeracao.net/topicos/220_mais_economico.htm.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

POR QUÊ UTILIZAR LÂMPADAS DE LED?

POR QUÊ UTILIZAR LÂMPADAS DE LED?

As vantagens das lâmpadas em LED:

Tem menos 90% de consumo de energia comparado com as lâmpadas convencionais;

Tem menos 70% de consumo de energia comparado com as lâmpadas fluorescentes convencionais;

Reduz o CO2 “output” de 60 para 90%;

Tem uma duração longa de vida de pelo menos de 50.000 horas;

Produz muito pouco aquecimento (não é perigoso em relação incêndios) e pode trabalhar o sistema em baixo nível;

Mantém a mesma qualidade de luz durante toda a sua existência ( trata-se de uma boa qualidade de lâmpadas);

Não tem UV e radiação;

Qualidade da luz é mais relaxante e não é cansativa. Também são muito bonitas nas várias cores comparadas com as fluorescentes convencionais.
Não tem dióxido-mercúrio e não desperdiça produto químico;

Nos espaços em que luzes estão 16 horas por dia a trabalhar o retorno do investimento é de pelo menos em 2 anos;

É muito menos consumo de eletricidade e menos investimento em cabos.

Novo Iphone 5s

Vazam supostas especificações do iPhone 5S


A produção do novo aparelho deve começar este mês. Imagens da versão mais barata do Smartphone da Maçã também foram divulgadas.

Se você costuma acompanhar as notícias sobre o lançamento de novos smartphones, sabe que a Apple tem planos de lançar a nova versão do iPhone ainda este ano. O que pode espantar algumas pessoas é o fato de que a companhia da Maçã deve iniciar a produção do seu novo aparelho até o fim deste mês de julho.
Dessa maneira, há grandes chances de que o smartphone seja apresentando oficialmente ao público até o final de outubro. Com isso, um analista da Jefferies & Co., chamado Peter Misek, afirma que a Apple deve fabricar cerca de 55 milhões de unidades do iPhone 5S até o período de festas de fim deste ano.
Além dos rumores sobre o começo da produção do mais novo iPhone, as prováveis especificações do próximo smartphone da Maçã também vazaram — o responsável por isso foi uma fonte próxima às fornecedores chinesas da Maçã, que postou diversas informações no Weibo, rede social parecida com o Twitter e bastante famosa no país.
De acordo com as imagens que acompanham os boatos sobre as especificações do iPhone 5S, é possível concluir que o aparelho vai ser extremamente parecido com o seu antecessor. No entanto, os seus componentes de hardware vão ser bem melhores, como a tela IGZO de quatro polegadas, os 2 GB de RAM, a GPU PowerVR quad-core e o suporte para a tecnologia NFC. Se você quiser conferir as fotografias vazadas, acesse a galeria no final deste artigo.

Prováveis Especificações

  1. GPU PowerVR SGX544MP4 quad-core;
  2. Tela IGZO de quatro polegadas;
  3. Resolução de 1136x640 pixels;
  4. 2 GB de memória RAM;
  5. Suporte para NFC;
  6. CPU deve continuar a mesma, mas com velocidade maior.
Apesar de todas essas informações, não há dados concretos sobre a utilização de recursos que têm chamado a atenção da mídia, como a leitura de digitais ou câmera de 12 megapixels. Para que isso seja confirmado, vai ser necessário esperar pelo pronunciamento oficial da Apple.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/iphone/41991-vazam-supostas-especificacoes-do-iphone-5s.htm#ixzz2ZAM728XI

Banda larga móvel no Brasil

Vivo e Claro continuam liderando a banda larga móvel no Brasil

O Brasil terminou maio com 68,3 milhões de acessos banda larga móvel, sendo:
  • 67,0 milhões via aparelhos 3G,
  • 7,1 milhões de terminais banda larga (na maior parte modems)
  • 105 mil via aparelhos 4G (LTE).
São acessos banda larga móvel 27,9% dos celulares do Brasil.

Para avaliar os líderes em banda larga móvel no Brasil, a Teleco selecionou os seguintes indicadores.






IndicadorDescrição
Líder
Total de Acessos BL MóvelMarket Share de BL Móvel
Claro
Acessos via Aparelhos 3GParticipação dos acessos via aparelhos 3G no total de acessos via aparelhos (excluídos terminais de dados)
Claro
Acessos via Aparelhos 4GQuantidade de aparelhos 4G (excluídos terminais de dados)
Vivo
Terminais de dados Banda LargaMarket Share de Terminais de dados Banda Larga
Vivo
Receita de dadosParticipação da receita de dados na receita de serviços
Vivo
CoberturaQuantidade de municípios atendidos com 3G e 4G
Vivo


Claro e Vivo são os líderes em banda larga móvel no Brasil segundo estes indicadores que serão analisados a seguir.


Total de acessos Banda Larga Móvel: Claro lidera

A Claro é a líder em market share de banda larga móvel no Brasil. Ela terminou maio de 2013 com 29,6 milhões de acessos, seguida pela Vivo (19,1 milhões), TIM (17,6 milhões) e Oi (7,3 milhões).



Segundo definição da Anatel, a quantidade de acessos banda larga móvel é obtida pela soma da quantidade de acessos via aparelhos 3G/4G com a de terminais de dados banda larga. Os terminais de dados M2M não são incluídos neste cômputo.

A liderança em aparelhos 3G, que representam 90% dos acessos banda larga móvel do Brasil, garantiu à Claro este resultado.
.

Acessos via Aparelhos 3G: Claro está mais adiantada na conversão de GSM para 3G

O processo de conversão de aparelhos GSM para 3G, na base de celulares do Brasil, está ocorrendo em ritmo acelerado, mas os aparelhos GSM ainda representam 73,3% do total de acessos via aparelhos celulares do Brasil (excluídos terminais de dados).


Entre as quatro principais operadoras de celular do Brasil, a Claro é que está mais adiantada nesse processo. Do total de acessos via aparelhos da Claro (excluídos terminais de dados) 42,6% são 3G.


A Claro lidera em total de aparelhos 3G com 27,5 milhões em mai/13, seguida pela TIM (16,8 milhões), Vivo (15,6 milhões) e Oi (6,5 milhões).

Embora não esteja incluída nesta avaliação, deve-se destacar que 62,3% dos acessos via aparelhos da CTBC são 3G.


Acessos via Aparelhos 4G: Vivo lidera


A Claro saiu na frente no lançamento de 4G no Brasil, mas a Vivo assumiu a liderança em abril e manteve em maio.



O Brasil terminou o mês de maio com 105 mil celulares 4G e, mantidas as tendências atuais, deve terminar 2013 com cerca de 1 milhão de celulares 4G.

A adoção da tecnologia 4G no Brasil deve se dar de forma mais lenta do que a 3G. O Brasil chegou atrasado na adoção da 3G e quando o serviço foi lançado no final de 2008 existiam 287 milhões de celulares 3G no mundo. Em mar/13 existiam 90,5 milhões de celulares 4G no mundo. Este volume menor se traduz em preços maiores para os Smartphones o que atrasa a difusão da tecnologia.

Market Share de Terminais de Dados Banda Larga: Vivo é a líder isolada.

O Brasil terminou o mês de maio com 7,1 milhões de terminais de dados banda larga (modems) com adições líquidas de 339 mil terminais nos cinco primeiros meses do ano.

A Vivo é a líder em market share de terminais de dados banda larga (modems) com 47,9% de market share em mai/13, seguida pela Claro (29,5%), TIM (10,7%) e Oi (10,4%).

A Vivo terminou mai/13 com 3,4 milhões de terminais de dados banda larga.

Fonte: Anatel


Receita de Dados: Vivo na frente

A Vivo é a líder em receita líquida de dados com R$ 1,6 bilhões no 1T13. Claro e Oi não divulgam este indicador.


R$ Milhões
1T12
2T12
3T12
4T12
1T13
Vivo
1.318
1.351
1.414
1.565
1.566
Tim
676
693
758
844
831



No 1T13, a receita de dados representou 29,7% da receita de serviços da Vivo contra 21,4% na TIM.





Cobertura 3G: Vivo atende a mais municípios que a soma das outras três operadoras

A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo 3.121 municípios (86,4% da população) em Mai/13.


municípios
2008
2009
2010
2011
2012
Jun/13
Vivo
314
579
1.206
2.516
3.100
3.131
Claro
282
389
402
657
1.116
1.187
Tim
23
55
195
488
593
890
Oi
99
168
211
250
529
864
Total
448
711
1.287
2.702
3.293
3.434


A Vivo é líder também em quantidade de cidades atendidas com 4G.

Cobertura 4G
Cidades Cobertas
População (%)
Vivo
17
18,4%
Claro
15
18,6%
Oi
7
15,2%
TIM
6
9,4%



Diante deste quadro pergunta-se:
  • A Claro vai manter a liderança em acessos banda larga móvel no Brasil?
  • Quem vai liderar em 4G?
  • Por que a conversão da base de aparelhos de GSM para 3G está mais adiantada na Claro?